Isolamento Social: Dicas para Ficar em casa com as crianças

Em tempos de cuidados especiais para prevenir o avanço do Coronavírus, a principal recomendação é o isolamento social.

E como lidar com essa situação tão delicada sem que as pessoas se sintam solitárias? A ação é muito difícil uma vez que o homem é um ser social e necessita viver em sociedade.

Como o isolamento social é um fato novo que as pessoas não estão acostumadas, num primeiro momento a resistência pode ser maior.

É um momento que precisamos muito do apoio e compreensão da família e a consciência das empresas de só manter os trabalhos essenciais e no que for possível rodízio para que menos pessoas circulem.

-Para quem vai ficar em casa com as crianças

Então, aqui vão algumas dicas para seu isolamento social não ser desgastante:

  • Em casa é preciso planejamento e criatividade para organizar a rotina para que não se torne muito tediosa ou desgastante.
  • Para quem vai trabalhar em casa é importante manter uma rotina e pedir para que a família contribua para respeitar seus os horários.
  • E ainda mais importante: reserve um tempo para momentos de lazer e descanso.
  • Para quem tem filhos: faça rodízio com seu parceiro, enquanto um está envolvido com seu trabalho o outro cuida das crianças e promove atividades para que elas sintam-se acolhidas sem interrupção da rotina que já tinham e mais importante reservar um tempo para o BRINCAR!
  • Vale organizar um espaço para brincadeiras livres, perto de onde você está trabalhando. Mas não deixe todos os brinquedos a disposição. Faça rodízios para que todos os dias possam ter novidades.
  • Dependendo da faixa etária das crianças é possível organizar atividades que elas não precisem de supervisão constante.
  • Limite o tempo de internet e televisão.
  • Sessão de cinema em família com direito a pipoca e uma bebida gostosa. Depois pode rolar um papo bem legal sobre o filme visto.

– Resgate a sua Infância

Aproveite para, junto com seus filhos, resgatar brincadeiras da sua infância e tornar o momento de isolamento social como uma forma de conexão com os pequenos. Relembre com eles como é jogar “Cinco Marias” ou “Bola de gude”, “Pular amarelinha”, “jogos de tabuleiro”, e muito mais.

Pense que esse é um bom momento para descobrir gostos e maneiras de interagir com seus filhos. Tem muita brincadeira que pode ser feita com materiais recicláveis.

Outra dica para melhorar a interação com as crianças: aproveite para preparar as refeições em família.

 

-Isolamento social e um novo olhar para sua casa

Sem tantas atividades fora de casa, será necessário novo olhar para o seu lar. Um refúgio especial que muitas vezes é negligenciado pela falta de tempo.

Liste o que deseja fazer e priorize. Não tente fazer tudo de uma vez. Será estressante e angustiante.

Viva um dia de cada vez, cada pessoa tem um temperamento diferente. Alguns são mais reservados outros mais ativos e num momento de confinamento todo mundo terá que ajudar o outro.

Se você é muito introspectivo, aproveite para meditar, ler e abra as janelas para olhar para fora.

Se você é extrovertido, procure caprichar em atividades ativas, como exercícios físicos e organizar os ambientes. Lembre-se que precisa prezar pela boa convivência com as pessoas da sua casa. Todos estão sendo privados de atividades que gostam ou que são necessárias.

O respeito e a compaixão são necessários com grande toque de empatia.

Cuide apenas os excessos de qualquer ação. Tente dosar com atividades gratificantes.

Quando perceber terá um dia cheio de ações bem produtivas e felizes no seu dia a dia com toda a família.

Lembre-se você precisa se isolar para sua saúde vigorar, mas não precisa se sentir solitário. Vamos usar da criatividade e muita coisa boa pode acontecer. Todos os momentos da vida deveriam ser encarados como desafios e não problemas. Assim, a mente se abre para o novo e boas oportunidades e acontecimentos surgem.

Fonte: https://www.personare.com.br/isolamento-social-dicas-para-ficar-em-casa-com-criancas